Quantcast
Channel: Acho Moderno » listas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Oscar 2014: Análise das Indicações

$
0
0

Hoje por volta das 11:40 saíram os indicados para o Oscar 2014. Diferentemente de outros anos, desta vez a Academia apostou em indicações mais seguras e não causou nenhuma grande surpresa com seus indicados. Parece que a lição do ano passado, quando Ben Affleck cedeu seu espaço de Melhor Diretor por Argo para o desconhecido Benh Zeitlin (de Indomável Sonhadora), onde a Academia foi duramente criticada, fez com que os votantes este ano se mantivessem mais restritos aos grandes nomes. De qualquer forma, tivemos algumas surpresas.

ilmes

Melhor Filme: mais uma vez tivemos apenas 9 indicados, o 10º teima em não aparecer. Mesmo todo o pedigree e prestígio dos irmãos Cohen não foram suficientes para emplacar Inside Llewyn Davis nesta última vaga. Dos 9 indicados, a maior surpresa veio pela confirmação de Ela, que até então era dúvida por ser indie demais. Outro que se firmou meio que de última hora foi O Lobo de Wall Street, que apesar das polêmicas conseguiu emplacar. O favorito continua sendo 12 Anos de Escravidão, mas Trapaça pode surpreender. Gravidade corre por fora.

director

Melhor Diretor: aqui a maior “surpresa” foi a inclusão de Martin Scorsese, que tomou a vaga de Paul Greengrass. No mais, os outros já eram quase certos. O favoritismo aqui fica entre Cuarón (Gravidade) e McQueen (12 Anos de Escravidão), com David O. Russell (Trapaça) correndo por fora.

actor

Melhor Ator: talvez a maior surpresa das indicações foi ter deixado Tom Hanks de fora. Presente em todas as listas de atores, no último minuto ele perdeu a vaga para Christian Bale. Leonardo DiCaprio também não era certeza, mas superou outros nomes fortes como Robert Redford e Oscar Isaac e entrou na lista. Favoritos: Matthew McConaughey por Clube de Compras Dallas e Chiwetel Ejiofor por 12 Anos de Escravidão. Leonardo DiCaprio por O Lobo de Wall Street corre por fora.

actress

Melhor Atriz: a surpresa que todos previam aconteceu, Amy Adams (Trapaça) conseguiu entrar na lista. Quem sobrou foi Emma Thompson, que ficou enfraquecida por conta da presença da veterana Judi Dench (Philomena), que levou os votos da ala britânica. A França não conseguiu emplacar sua nova musa Adèle Exarchopoulos, apesar de todo o burburinho causado por Azul é a Cor Mais Quente. Quem se beneficiou foi Meryl Streep, que consegue sua 18º indicação por Álbum de Família. Aqui o favoritismo é de Cate Blanchett por Blue Jasmine, talvez a maior certeza de prêmio desde o lançamento do filme. Sandra Bullock para muitos é a segunda opção.

best suport actor-nom

Melhor Ator Coadjuvante: outra surpresa anunciada era a inclusão de Jonah Hill (O Lobo de Wall Street), que tomou o lugar de Daniel Brühl, até então bem cotado por Rush. Brühl provavelmente se enfraqueceu pois muitos votantes podem terem considerado seu papel como o de principal, e não coadjuvante no filme. Os outros 4 eram nomes certos. Favoritismo de Jared Leto por Clube de Compras Dallas, para a infelicidade de Bradley Cooper (Trapaça).

sup actress

Melhor Atriz Coadjuvante: a única mudança aqui foi a inclusão de Sally Hawkins por Blue Jasmine, o que de certa forma já era esperada pela força da ala britânica e pelo impulso que o Golden Globes deu para sua nomeação. As outras 4 eram figuras certas. Quem dançou foi Oprah, que pleiteava sua nomeação por O Mordomo da Casa Branca, que foi ignorado completamente em todas categorias. Favoritismo dividido aqui entre Jennifer Lawrence (Trapaça) e a novata Lupita Nyong’o (12 Anos de Escravidão). Se tivessemos este cenário de um favorito premiado ano passado na categoria Melhor Ator Coadjuvante, a alternativa mais certa seria a veterana June Squibb por Nebraska. A Academia nesta categoria tende a premiar os homens mais velhos. Na feminina é o oposto, com as novatas levando a melhor.

Curiosidades:

  •  Spike Jonze saiu da manhã de hoje com nada menos que 3 indicações, Melhor Roteiro Original, Melhor Filme como produtor de Ela e Melhor Canção Original pela letra da canção “The Moon Song” escrita em parceria com Karen O, do Yeah Yeah Yeahs.
  • David O. Russell conseguiu com seu filme o incrível feito de pelo segundo ano consecutivo obter indicações nas 4 categorias de atores e no Big Five (Filme, Diretor, Ator, Atriz e Roteiro). Ano passado O Lado Bom da Vida obteve os mesmos feitos. Para se ter uma ideia, antes destes dois filmes do diretor o último a conseguir indicar 4 atores em todas as categorias de interpretação tinha sido Reds em 1981. Em termos de Big Five, o último a conseguir o feito antes de O Lado Bom da Vida tinha sido Menina de Ouro em 2004, sendo que Trapaça é o 42º filme a conseguir indicações em todas as 5 categorias principais.
  • Se Trapaça conseguir vencer em todas as categorias do Big Five, será apenas o 4º filme a o fazer. Em toda a história do Oscar apenas 3 filmes conseguiram a proeza (Aconteceu Naquela Noite em 1934, Um Estranho no Ninho em 1975 e O Silêncio dos Inocentes em 1991).
  • A categoria Maquiagem é com certeza a mais controversa do Oscar, indicando sempre filmes pouco usuais e as vezes considerados verdadeiras bombas pela crítica. Este ano o fracassado O Cavaleiro Solitário e o improvável Jackass: Vovô Sem Vergonha foram indicados.
  • Se Meryl Streep acumulou sua 18ª indicação, Woody Allen conseguiu mais uma ver ser indicado por Melhor Roteiro Original e chegou a incrível marca de 24 indicações (entre Roteiro Original, Diretor e Ator), das quais venceu 4 vezes.

Até dia 2 de março com os vencedores e a grandes festa!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images